Tachigali rugosa (Mart. ex Benth.) Zarucchi & Pipoly(=Sclerolobium rugosum Mart.)
Localização do registro: Quadrilátero Ferrífero, MG
Características básicas: Casca clara ou escura, reticulada, com fissuras longitudinais um pouco mais evidentes que as transversais; estas são derivadas das lenticelas e conjuntamente, em detalhe, têm aspecto rendilhado. Floema mostra evidência de acúmulo de material com substância resinosa em perfurações de disposição vertical; pode ter coloração parda ou avermelhada. Quando mais velho, o floema apresenta fibras intercalando-se com tais estruturas.
Folhas laxas ao longo dos ramos, com raque canaliculada, com tumescência (protuberância – detalhe circular à esquerda) na conjunção dos folíolos. Pecíolo grandemente dilatado na base, definindo a distinção entre ramo e folha (detalhe circular à direita). Estípula triangular (pode ser observada em ramos jovens, antes da senecência - seta central). Folíolos mais de dez, de até cerca de 20 cm . Folíolos bulados adaxialmente, devido à venação imersa na lâmina foliar (detalhe em quadrado, acima). Face abaxial de coloração em geral áureo-puberulenta, com nervuras proeminentes (detalhe em quadrado, abaixo).
Flores em panícula, brancas.Fruto legume alado, ovado-oblongo, monospérmico.
Semente central.
Local de coleta: Antônio Dias, MG
Coordenadas:
Bioma: Mata Atlântica
Fisionomia: Floresta Estacional Semidecidual
Distribuição por estado brasileiro:
OBS: Ocorre na região central do Quadrilátero (Complexo do Bação, próximo ao Pico de Itabirito) e na face sudeste da Cadeia do Espinhaço (logo acima da parte NE do Quadrilátero),
É planta geralmente encontrada com tronco bastante ramificado com fustes secundários bem folhosos; no entanto, em áreas menos alteradas pode apresentar um único fuste, de até 18 metros.
Foi encontrada em florestas que subsistem em solos com maiores teores de minério, o que dificulta a progressão da sucessão e por isso pode ser considerada planta climáxica nestes locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário