Curto introdutório

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Scybalium fungiforme, Balanophoraceae

Scybalium fungiforme Schott & Endl.

Localização do registro: Quadrilátero Ferrífero, MG 
Características básicas:
Planta parasita de raízes através de haustórios. Sem cor verde, forma concreções globosas subterrâneas (detalhe circular), de onde partem os pedúnculos com as inflorescências que atingem a superfície.
Folhas escamiformes, alternas (seta); presentes somente no pedúnculo floral, cupuliforme; o restante da planta é áfila.
Flores pequenas em inflorescências capituliformes masculinas e femininas separadas; as flores rompem a parte externa da inflorescência, logo antes da antese, que então fica com um aspecto atapetado; flores masculinas amareladas/castanho-vináceas, de até 0,5 cm, com três tépalas soldadas na base (detalhe quadrado superior); flores femininas esbranquiçadas, nuas, com estigmas de até 0,5 cm (detalhe quadrado inferior).
Fruto não visto.
Local de coleta: Congonhas.
Coordenadas: 610465, 58 L, 7730455,30 S; UTM, 23K
Bioma: Mata Atlântica.
Fisionomia: Floresta Estacional Semidecidual
Distribuição por estado brasileiro:
OBS:
As informações a respeito de suas partes vegetativas e do desenvolvimento de suas partes reprodutivas ainda carecem de esclarecimento. Apesar de parecer um rizoma na função, a concrecência globosa de onde saem os haustórios não é assim chamada, muito porque não há raízes, como aquelas tradicionalmente nomeadas.
Segundo Cronquist, pertence à ordem Santalales, subclasse Rosidae; APG 3, classifica-a como angiosperma nuclear, também ordem Santalales.
De acordo com João Renato Stehmann e outros (2009) é espécie que ocorre na Mata Atlântica, sem ser endêmica, na Floresta Ombrófila Densa e na Floresta Estacional Semidecidual.

2 comentários:

  1. Olá, meu nome é Leandro Cardoso e sou aluno da Escola Nacional de Botânica, no RJ. Minha dissertação de mestrado é sobre a taxonomia da família Balanophoraceae no Brasil. Gostaria de saber se eu poderia ter acesso a essas fotos de S. fungiforme? gostaria de eventualmente utilizá-las na dissertação com os devidos créditos. Haveria essa possibilidade? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Cardoso, fique a vontade e agradecemos muito se puder citar-nos como Natura Brasílica/Gestão Ambiental em meio à obrigações de referências da ABNT ou de revista de publicação, ok?
      E caso precise de fotos de melhor qualidade, podemos enviar as originais, basta pedir!

      Excluir