Vochysia tucanorum Mart.
Localização do registro: Quadrilátero Ferrífero, MG
Características básicas:
Casca acinzentada, fissurada, com sulcos predominantemente rasos e descontínuos, sem desprendimento de ritidoma. Floema verde-amarelado, com textura silicosa (semelhante a areia) provavelmente devido ao acúmulo de oxalato de cálcio (detalhe quadrangular).
Folhas 3 a 4-verticiladas (em 2 detalhes circulares), espatuladas/ estreito-elípticas, variando de 5 até 10 cm, cartáceas, glabras e semi-eretas a pêndulas, têm margem lisa, sub-revoluta, ápice variando de arredondado a levemente emarginado (duas setas) e base atenuada; nervura primária proeminente na face abaxial e impressa na face adaxial, com nervuras secundárias inconspícuas, retas e craspedódromas; nervura marginal ausente. Pecíolo de até 1,5 cm de comprimento.
Flores amarelas, racemos terminais.
Fruto não visto.
Local de coleta: Igarapé, MG.
Coordenadas: 575712,44 L, 7775242,28 S; UTM, 23K
Bioma: Mata Atlântica.
OBS:
Tem expressão em locais com aporte de água, seja grotas que abrigam drenagem intermitente ou encosta com fonte hídrica constante ou não. É encontrada em ambientes florestais.
De acordo com João Renato Stehmann e outros (2009) é espécie que ocorre na Floresta Ombrófila Densa, F.O. Mista, Floresta Estacional Semidecidual, além de formações campestres.
Difere de V. thirsoidea por apresentar pecíolos de menor espessura, folhas cartáceas e por sua coloração, mais escura (verde-escura) e mais lustrosa que aquela.
De acordo com Barbosa (1999, de Shimizu, 2009), V. tucanorum apresenta grande variação, o que torna muito difícil reconhecer sua delimitação. Segundo a autora, a espécie apresenta estruturas vegetativas e reprodutivas com dimensões menores em regiões serranas e dimensões maiores em regiões não serranas. Na imagem acima, pode-se notar a variação entre imagens de borda branca e vermelha. Nas imagens de borda vermelha, a espécie apresenta-se com características mais avantajadas, tanto no pecíolo quanto no tamanho das folhas.
Bibliografia específica:
BARBOSA, A.R. As espécies do gênero Vochysia Aubl. (Vochysiaceae) ocorrentes no Estado de São Paulo. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1999.
Shimizu, H.G. Vochysiaceae na Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil. Dissertação de mestrado. Orientador: Kikyo Yamamoto. 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário